Eleição no Sítio do Picapau Amarelo
Tendo por base as urnas eletrônicas eleitorais utilizadas normalmente no Brasil, foi desenvolvido um programa que permite a votação nos personagens do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato.
Instruções:
Deve-se clicar sobre a bandeirinha verde para iniciar o programa.
Como votar:
Ao clicar sobre o personagem escolhido será computado o voto, um som referente ao voto será emitido, e todos os personagens não escolhidos serão escondidos e outro som indicando o encerramento da votação será emitido.
Como apurar os votos:
Clicando dez vezes sobre o aviso no centro da tela será mostrado o resultado dos votos obtidos até aquele momento. Mais um clique sobre o aviso esconderá o painel com os resultados.
Como zerar o resultado:
Para zerar o resultado deve-se clicar sobre o pequeno quadrado verde escuro existente na parte inferior direita da tela. Quando o sistema for zerado será emitido um longo sinal sonoro. Recomendamos que este procedimento seja realizado com o painel de apuração ativado para que se tenha certeza de sucesso no processo.
Saiba mais sobre este projeto
Características do software
Este programa tem como objetivo desenvolver atitudes de cidadania e socialização.
Histórico:
Este jogo foi desenvolvido especialmente para a Escola Municipal Claudio Ignácio de Oliveira no município do Rio de Janeiro, RJ - Brasil como parte das atividades do projeto em que o tema central era o escritor Monteiro Lobato.
Informações para programação:
Básica:
Como a "máquina" básica a urna está pronta e com pequenas adaptações podem ser modificadas nas imagens pode ser adaptada para outros temas.
Avançadas:
A máquina básica pode ser alterada de modo a conter mais imagens necessárias a outros usos.
Desafio:
Alterar a máquina básica para outros usos
Algumas experiências realizadas com o software educacional Scratch produzido pelo M.I.T. que mostram as suas características e possibilidades.
domingo, 11 de outubro de 2009
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