Algumas experiências realizadas com o software educacional Scratch produzido pelo M.I.T. que mostram as suas características e possibilidades.

sábado, 10 de outubro de 2009

JOGO DA MEMÓRIA

Brincando de esconde-esconde com a turma do Sitio do Picapau Amarelo.

Instruções:
Trata-se de um jogo tradicional do tipo jogo da memória utilizando os personagens do Sitio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato.

Para jogar basta iniciar clicando na bandeirinha verde. As cartas serão automaticamente viradas e embaralhadas e estarão prontas para jogar.

Deve-se clicar sobre uma primeira carta que mostrará a sua figura e em seguida em uma segunda carta que também apresentará a sua estampa. Caso as duas cartas sejam identicas elas permanecerão viradas e será marcado um ponto no placar certos. Caso as imagens sejam diferentes o programa desvirará as cartas, marcará mais um ponto no placar de erradas e estará pronto para uma nova jogada.

O objetivo é acertar os sete pares de cartas no menor número de tentativas.




Saiba mais sobre este projeto


Características do jogo:
Este jogo testa e desenvolve as habilidades de concentração e memorização do usuário.

Histórico:
Este jogo foi desenvolvido especialmente para a Escola Municipal Claudio Ignácio de Oliveira no município do Rio de Janeiro, RJ - Brasil como parte das atividades do projeto em que o tema central era o escritor Monteiro Lobato.

Informações para programação:

Básica:
Como a "máquina" básica do jogo da memória está pronta com pequenas adaptações podem ser modificadas as imagens adaptando-as para outros temas.
Avançadas:
A máquina básica pode ser alterada de modo a conter mais imagens e com isso aumentar a dificuldade.
Desafio:
Alterar a máquina básica de modo a que dois usuários possam jogar juntos alternando-se nas tentativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário